O Chantilly é um dos queridinhos de muitos confeiteiros. No recheio ou mesmo na decoração, o artifício sempre confere um toque todo especial nas criações. Ocorre que diversos confeiteiros ainda encontram dificuldade na hora de dar o ponto correto ao alimento. Se o Chantilly não estiver firme o suficiente, pode desmontar e comprometer o resultado da sua receita. Isso pode, inclusive, prejudicar a reputação do seu empreendimento. Quer saber mais sobre o Chantilly e ver dicas de como deixá-lo perfeito? Venha com a gente!
O ponto certo do Chantilly
Se você comprou a mistura para Chantilly para bater em casa, basta seguir o tempo indicado na embalagem para atingir a consistência ideal do produto. Caso você faça a versão caseira, o recomendado é bater a mistura por pelo menos 5 minutos, ou até que atinja a consistência que você precisa.
Para cobrir um bolo, por exemplo, a consistência ideal é aquela em que você consiga pegar um pouco de chantilly com uma colher, virá-la de cabeça para baixo e o chantilly não escorrer logo de início.
Dicas para deixar o Chantilly perfeito
Prepare os ingredientes
O primeiro passo antes de começar qualquer receita é separar e preparar os ingredientes e materiais que serão utilizados. No caso do Chantilly, os ingredientes básicos são apenas dois: creme de leite e açúcar. Uma dica importante para a preparação do Chantilly é deixar o creme de leite na geladeira antes de fazer a receita, assim, fica mais fácil e rápido atingir o ponto na hora de bater.
Para manter a temperatura do creme baixa, você pode colocar a tigela dentro de outra tigela maior com água e gelo. Assim, você mantém a mistura gelada durante todo o preparo e fica mais fácil atingir e manter o ponto do Chantilly.
Tenha em mente que o Chantilly atingirá de duas a três vezes o tamanho inicial, portanto, escolha uma tigela grande que tenha espaço de sobra para que o creme cresça. E saiba que o fouet é o melhor instrumento para bater o Chantilly à mão, em vez de colheres e outros instrumentos, já que ele permite que a mistura fique mais aerada e atinja a consistência mais próxima do ideal.
À mão ou batedeira
Claro que a batedeira acelera muito o processo e evita o esforço manual. De qualquer forma, se feitos de maneira correta, ambos os processos obtêm os mesmos resultados. Muitos profissionais inclusive preferem fazer o processo à mão para ter controle total do ponto do Chantilly.
O processo em si é simples e igual para ambos. Comece batendo apenas o creme de leite e, assim que ele começar a ganhar consistência, adicione o açúcar aos poucos. O creme vai ganhar consistência e se transformar em Chantilly à medida que você for batendo.
O mais importante é saber que não se deve bater muito o Chantilly. Do contrário, o creme acaba se transformando em manteiga, alterando sua textura, cor e sabor.
Fique atento ao ponto ideal. Um truque para descobrir a consistência ideal do Chantilly é puxar alguns pontos do creme com o fouet e ver se o Chantilly consegue manter a forma desses picos. Outra dica é pegar um pouco do creme com uma colher e virar de ponta-cabeça: se o chantilly não cair, é porque está no ponto correto.
Uma dica extra: incremente o Chantilly para entregar um diferencial
O Chantilly é um produto maleável, por isso muitas pessoas o utilizam para cobrir e decorar bolos, fazendo rosas, nomes, desenhos e muitas outras coisas utilizando bicos de confeitar, encontrados em lojas especializadas. O Chantilly é tão maleável que é utilizado, inclusive, em receitas salgadas.
Além de utilizar os bicos de confeitar para decorar a sua sobremesa com Chantilly, você pode acrescentar aromas para deixá-lo ainda mais saboroso, como essência de baunilha (ou a fava também), raspas de limão ou de laranja, e essências de outros sabores de sua preferência. E usar diferentes tipos de corantes vai colorir seu Chantilly e, consequentemente, sua receita final.
Dica extra para você
Para não mudar a textura ou sabor total do Chantilly, não é indicado acrescentar ingredientes mais pesados do que ele na mistura. Por exemplo, se você acrescentar chocolate derretido, ele ficará mais com cara e gosto de mousse do que de Chantilly. Mesmo assim, continua sendo delicioso e uma ótima sugestão para suas obras e criações!
Equipe Doce Paladar