Trabalhar com ingredientes de qualidade é uma necessidade estimulada tanto como resposta ao mercado — formado por consumidores cada vez mais informados e exigentes — quanto como uma obrigação, haja vista a regulamentação vigente. Chega aqui com a gente para saber mais!

A importância da qualidade dos ingredientes — produtos de sucesso

A qualidade dos ingredientes exerce um forte impacto na percepção de qualidade do produto final. De fato, conforme dados trazidos por um relatório da Technomic, 81% dos consumidores consultados dizem que a qualidade dos alimentos e dos ingredientes, por exemplo, é importante em sua decisão de compra em food service. Uma pesquisa internacional verificou também que os consumidores compreendem que a definição de um alimento premium está, principalmente, na alta qualidade de seus ingredientes — isso acima, até mesmo, do preço do produto.

Dados como esses mostram a importância de se trabalhar com ingredientes de qualidade na formulação do produto final. Essa escolha também pode ajudar a criar uma imagem de artigo de qualidade na mente do consumidor. Como consequência, seu produto é capaz de se destacar em um mercado competitivo, impactando de modo positivo na percepção do consumidor.

Hoje em dia, é notável a parceria existente entre a indústria de ingredientes e a de alimentos e bebidas, o que promove lançamentos alinhados às tendências de mercado. E isso só é possível a partir de inovações que culminam em ingredientes de alta qualidade — inclusive, para ser viável desenvolver produtos que proporcionem novas experiências, sensações únicas e combinações surpreendentes para o consumidor.

Na última década, houve um movimento global pungente por maior transparência na formulação de produtos e, por conseguinte, de seus rótulos. Seja por valorizar a qualidade dos ingredientes, seja pela saúde ou restrições alimentares, o consumidor está mais exigente e quer saber o que está comprando.

Por isso, produtos clean label ganharam destaque no mercado. Eles apresentam uma formulação “reconhecível” por seu consumidor, ou seja, poucos ingredientes e de fácil nomenclatura, com o objetivo de oferecer um alimento mais natural. 

Apesar de não haver uma regulamentação para produtos clean label, fato é que o consumidor tem considerado mais a qualidade do que propriamente a marca do produto. E nesse ponto, os ingredientes são as estrelas que tornam o produto final cativante.

A qualidade dos ingredientes aplicada à confeitaria

Sabendo que o sucesso do produto final está diretamente ligado à qualidade dos ingredientes, uma confeitaria renomada, consequentemente, precisa fazer o uso deles. A farinha é um exemplo. Uma farinha forte proporciona o desenvolvimento da cadeia de glúten, indispensável na obtenção de produtos. Por sua vez, para a confeitaria, é desejável utilizar uma farinha fraca e de boa qualidade, já que não será preciso obter massas muito estruturadas, como ocorre na panificação.

Já em se tratando do fermento — utilizado em confeitaria — na grande maioria dos casos utiliza-se o químico biológico. Isso acontece porque as massas para produtos confeitados dificilmente precisam ser fermentadas. 

Com o ingrediente correto e de qualidade, seu negócio será sempre um sucesso!

Agora que você sabe da qualidade dos ingredientes, encomende um dos nossos produtos com a gente!

Faça seu pedido clicando no link ao lado – CLIQUE AQUI E FAÇA SUA ENCOMENDA

Equipe Doce Paladar

Deixe um comentário