O brigadeiro é uma das paixões dos paladares brasileiros, mas qual seu prazo de validade?
Quando falamos sobre doces que agradam nosso paladar, é impossível não lembrar dos brigadeiros. Essas deliciosas sobremesas, feitas com chocolate, leite condensado, manteiga e granulado (de vez em quando) são bastante populares no país, principalmente em festas de aniversário e casamentos, afinal, quem não gosta de chocolate?
Aliás, você sabia que, além de ser uma paixão nacional, esses saborosos docinhos são “coisa nossa”? Pois é, eles foram criados em nosso país e temos até o dia nacional do brigadeiro, 10 de setembro, mas você sabe como essa sobremesa surgiu?
Como surgiu o brigadeiro?
Do ano 1937 a 1945, o Brasil estava sob um regime conhecido como “Estado Novo”, comandado pelo presidente Getúlio Vargas, mas foi destituído e convocada uma eleição democrática em dezembro do mesmo ano.
Entre os candidatos presidenciais estava o Brigadeiro Eduardo Gomes, que havia criado o partido UDN (União Democrática Nacional). No entanto, não havia fundos suficientes para apoiar a sua campanha, e é aí que começa a história do doce que já virou símbolo nacional.
Deixando um pouco de lado os políticos, no Rio de Janeiro da década de 40, tinha uma doceira que estava empenhada em ajudar a eleger seu candidato favorito, Eduardo Gomes. Seu nome era Heloísa Nabuco de Oliveira.
Para ajudar a levantar fundos para a campanha, ela criou um doce que tinha como principais ingredientes o leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
A sobremesa era tão deliciosa que não demorou muito para cair no gosto do povo, principalmente nas reuniões dos cabos eleitorais, que o apelidaram de “docinho de brigadeiro”. Atualmente, com diversas versões (café, morango, ninho, etc..) e outros doces feitos com eles (bolos, tortas, etc), é uma das maiores paixões dos brasileiros.
Mas sendo tão popular em diversas festas e eventos, é fundamental entender um pouco mais sobre o tempo de validade desses deliciosos docinhos.
Qual o tempo de validade do brigadeiro?
Muitas pessoas, quando vão realizar um evento, gostam de deixar tudo preparado bem antes do acontecimento para não ter nenhuma surpresa. No entanto, nos casos de comidas e doces, é importante conhecer bem o prazo de validade, pois senão, pode acabar dando tudo errado.
É muito comum, por exemplo, preparar os doces 10 dias antes e na hora do evento, eles estarem azedos. Por esse motivo, é fundamental realizar o cálculo da validade. Para isso, a primeira coisa a se fazer é levar alguns pontos em consideração.
Caso o brigadeiro tenha recheio de frutas, como morango, uva, dentre outros, o tempo diminui consideravelmente, pois elas podem estragar mais rapidamente, podendo diminuir o prazo para 1 dia. A mesma coisa acontece com as frutas secas.
Outra coisa que deve se prestar bastante atenção são nas gemas de ovos que são utilizadas, geralmente, em brigadeiros gourmet. Elas também podem diminuir o prazo de validade.
Além disso, também é preciso conferir o prazo de validade dos produtos utilizados para fazer o doce, como o chocolate em pó, o leite condensado e a manteiga, mas no geral, o tempo que um brigadeiro dura é de até 7 dias na geladeira e 3 na temperatura ambiente.
Equipe Doce Paladar