Muito se comenta sobre a sua proveniência, mas a realidade é que a coxinha une a todos em torno de um único amor

Há diversos assuntos que dividem as opiniões, não é mesmo? Agora, quando se fala em coxinha, a verdade é que todos se unem em uma só opinião: uma verdadeira paixão nacional!

Basicamente, a coxinha é uma massa que envolve um recheio de frango desfiado. E sabe-se que, com o passar do tempo, o quitute ganhou diversas variações. 

Sabe-se também que há algumas histórias no que diz respeito à sua origem. Como há muito a se falar, nós, da Doce Paladar, contaremos tudo sobre a coxinha logo abaixo. Acompanhe com a gente!

A história da coxinha para você!

Tudo o que é pra lá de bom, carrega diversas histórias e também, muitas lendas. A coxinha é popular em todo o Brasil, mas é no Sudeste que se concentra a sua maior popularidade. 

Tanto que é justamente nessa região que tornou-se atração turística, mais precisamente na cidade de Sorocaba, localizada a uma hora da capital do estado, São Paulo.

A primeira menção à coxinha na história da culinária aparece no livro do chef francês Marie-Antoine Carême, do ano de 1844.

Essa publicação do século XIX conta a respeito do intitulado croquette de poulet, que nada mais era do que um croquete de frango, em formato de pêra. 

O salgado também se destacou em Portugal, vindo a cruzar o oceano e desembarcar em solo brasileiro. Aqui, a coxinha conquistou muita popularidade e o título croquete de frango deixou de ser usado.

Por outro lado, a coxinha teria sido criada em Limeira, mas igualmente no século XIX. Conta-se que a nobreza real escondeu um menino na Fazenda Morro Azul. Cogita-se que esse menino seria filho da então Princesa Isabel, herdeira do Império do Brasil, assim como do Conde D’Eu. A justificativa para esse afastamento da corte teria sido por causa de uma deficiência intelectual. 

O menino necessitava de muita atenção com a sua alimentação, bem como era criterioso na hora da refeição. Ele gostava muito de coxas de galinha, sendo assim as outras partes da ave, como o peito e as asas, eram descartadas e servidas a outras pessoas.

 Como a cozinheira da fazenda não tinha coxas de galinha em número suficiente para o menino e temia represálias, teria decidido transformar uma galinha inteira em coxas. Então, a cozinheira preparou uma massa de batata, desfiou o frango e recriou uma coxa de galinha. Surpreendentemente, o filho da princesa se apaixonou pelo salgado e começou a pedir apenas as tais “coxinhas de galinha”. 

Com a fama das coxinhas de galinha, até mesmo aquela que, à época, era Imperatriz, Teresa Cristina, teria comparecido a Limeira para saborear a iguaria tão apreciada pelo neto. 

Gostou do prato ao ponto de solicitar que o modo de preparo fosse fornecido ao seu mestre culinário no Rio de Janeiro. Embora essa segunda teoria seja boa, não tem tanta consistência quanto a primeira.

Como a coxinha tornou-se o amor do brasileiro?

A coxinha tornou-se o amor do brasileiro porque, mais do que apenas diversão para reunir os amigos, é uma opção de refeição que confere praticidade. A coxinha também representa uma grande oportunidade de negócio. Não só para quem usa a receita como parte dos seus cardápios, que são os restaurantes e padarias de todo o Brasil, mas também para quem visa empreender. Isso é um modelo de negócio que está sendo replicado e confere sucesso ao setor.

Afinal, existe apenas um tipo de coxinha?

Não, não existe apenas um tipo de coxinha, não! Ela está presente em todos os lugares. Desde um lanche rápido na rua até comemorações importantes como festas de aniversário e casamentos. Tem várias receitas, mas um  objetivo: agradar a todos os paladares e ser um dos pratos brasileiros mais democráticos de que se tem notícias. 

Hoje em dia, a coxinha oferece uma grande variedade de recheios, desde os mais tradicionais como frango e frango com catupiry até sabores mais regionais e exóticos, como bacon, feijoada e até  jaca, em sua seleção. Há opções ainda mais ousadas, como oferecer macarrão e recheios doces. Resumindo, o delicioso mundo das coxinhas é enorme e oferece infinitas possibilidades!

Agora você sabe tudo sobre a coxinha, mas não deseja empreender, pode contar com a praticidade que só a Doce Paladar oferece. Na Doce Paladar, você pode encomendar a sua coxinha e com a gente!

Faça seu pedido clicando no link ao lado – CLIQUE AQUI E FAÇA SUA ENCOMENDA

 

Equipe Doce Paladar

Deixe um comentário